quarta-feira, abril 23, 2008

Dia de São Jorge

Hoje é dia de São Jorge, o Santo Guerreiro!

No dia 23 de abril comemora-se o dia de São Jorge. Há quem diga que o relato sobre a vida de São Jorge trata-se de um mito sem fontes históricas. Ainda assim, é inegável a popularidade , reconhecido pela coragem, e festejado nesta quarta-feira. Segundo dizem, existia um garoto chamado Jorge, nascido na Capadócia, uma região da atual Turquia, que ainda bem novinho se mudou para Palestina com sua mãe, logo depois que seu pai faleceu em uma batalha. O garoto, já adolescente, entrou para a carreira militar e colocou em prática toda sua determinação e bravura.

Pouco tempo depois ganhou o título de Conde de Capadócia, assim que se tornou Capitão do exército romano. Aos 23 anos já era Tribuno Militar de Roma. Nessa época sua mãe faleceu e deixou para ele toda riqueza da família. Como era um homem de fé e não suportava a crueldade e a injustiça, distribuiu toda sua riqueza aos pobres.

Para a Igreja Católica, segundo relatos dos Atos do Martírio de São Jorge, escritos no século 6, o guerreiro romano teria sido perseguido, torturado e decapitado no início do século 4, por se negar a fazer sacrifícios aos deuses romanos. “Em sua origem, ele era um guerreiro que lutava pela justiça, pela verdade e por coisas boas e foi perseguido e morto por ser cristão. A simbologia da luta com o dragão surgiu na Idade Média e é como uma expressão de linguagem mais forte, porque o dragão é o símbolo do mal, do demônio.

Seu dia foi tirado do calendário da Igreja católica, por não ter dados fiéis sobre a sua vida. De qualquer maneira, é celebrado hoje por todo país. Seja por católicos ou por cadomblecistas e umbandistas. Nessas duas últimas religiões citadas, pelo sincretismo, São Jorge é Ogum, portanto, também na Umbanda hoje é comemorado o dia de São Jorge.

Determinou-se o dia 23 de abril como seu dia porque Diocleciano, Imperador de Roma, percebendo que nada faria Jorge mudar de idéia ou negar sua fé cristã ( já que ele se negou a prestar homenagens aos deuses romanos), mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303. Mais tarde, Constantino, Imperador cristão, mandou erguer um templo em sua homenagem. Já no século V, haviam cinco igrejas em Constantinopla dedicadas a São Jorge, quatro no Egito e 40 conventos dedicados a ele.


Oração a São Jorge

"Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete, meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós.


Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

São Jorge Rogai por Nós."

Bem, se você não é muito fã de orações...(tudo bem, eu te compreendo), tenho aqui uma maneira especial de fazer um pedido para Ogum (orixá da guerra, do ferro e também da tecnologia).Para abrir caminhos, trazer dinheiro e prosperidade em todos os sentidos.

1 inhame do norte assado, 1 alguidar médio, 21 moedas correntes, 21 taliscas de mariwô (folha de palmeira), 1 acaçá branco (bolinho de milho branco misturado com água, envolto em folha de bananeira), 1 acaçá vermelho (igual acaçá branco, porém com farinha de milho amarela), azeite de dendê e mel.

Como Preparar: Asse o inhame na brasa. Se necessário, raspe um pouco para eliminar o excesso de negrume. Colocar dentro do alguidar. Vá enterrando os talos de mariwô e chamando por Ògún, Faça o mesmo com as moedas. Coloque os acaçás, um em cada ponta do inhame. Regue com um pouco de dendê e mel, 1 pitada de sal. acenda uma vela e faça seus pedidos a Ògún. Deve-se colocar no muro, ao lado do portão, ou no chão, na entrada do portão. se você morar em apartamento, coloque dentro de sua casa, atrás da porta de entrada. Deixe 7 dias e após, despachar aos pés de uma árvore frondosa.

É isso galera!

Muita energia pra vcs!

Nenhum comentário: