quarta-feira, abril 30, 2008

Mês de maio, mês das noivas



Maio , o mês das noivas



O mês de maio está em volto com o glamour dos casamentos, época de sonhos, romance e muito amor. Por isso este mês é conhecido como o mês das noivas, as igrejas estão sempre lotadas nessa época, já que toda mulher apaixonada quer se casar nesse período específico, acreditando-se que é um tempo de boa sorte aos casais que se unem em maio. Segundo dados do IBGE casam-se cerca de 800 mil pessoas por ano só no Brasil! Casar está na moda! Vários são os estilistas que se dedicam apenas a atender as noivas alvoroçadas para subir no altar. Toda mulher tem o grande sonho de casar usando um lindo vestido de noivas, buquê, daminhas, madrinhas e uma grande festa.

Mas de onde vem a crença que o mês de maio é o mês das noivas?

Na Igreja católica este é um mês de consagração de Nossa Senhora, e segundo eles é por isso que maio é atribuído ao mês das noivas. Lembrando que também é celebrado o dia das mães, então percebemos que é uma data bastante voltada ao feminino...mas espere um pouco. Deveria ser um período de união de casais e não apenas das mulheres...

Então vamos um pouco mais longe na linha do tempo. Nossas antepassadas, há muitos séculos celebravam um grande ritual chamado Beltane, que aliás, é celebrado até os dias de hoje por alguns grupos. Beltane é uma data mágica onde se celebra o amor e o casamento, já que o Deus se apaixona pela Deusa e eles vivem nessa época do ano um grande caso de amor. A paixão por eles é tão intensa que eles se casam no dia Primeiro de maio, portanto neste dia é celebrado o Sabath de Beltane, ritual de alegria, amor, união, paixão e fertilidade.

É uma ótima ocasião para celebrar o amor entre duas pessoas, pedindo harmonia e união para o casal. Caso esteja só, uma boa época para se atrair um par perfeito. Celebre com muita alegria o ritual de Beltane. Celebre o Casamento Sagrado dos Deuses antigos.

O Templo Escola Encantharia Sagrada irá celebrar esta data no Jardim botânico de São Paulo ao meio dia do domingo próximo (04/ 05), com uma dança do sol, feita com os facilitadores da escola e será aberto ao público em geral.

Curiosidades:
• A cerimônia de casamento nasceu na Roma antiga, nessa forma de ritual formal, com sacerdote, vestido especial para noiva, festa e tudo mais. Com o passar do tempo a tradição pegou e perdura até os dias de hoje. Também foi lá que as primeiras uniões civis aconteceram e onde a mulher poderia se casar com a pessoa que escolhesse e por livre vontade.
• Muitos anos atrás quando um homem se apaixonava por uma mulher ele capturava a pretendente (mesmo contra a sua vontade) e a escondia por um mês (de uma lua cheia a outra) em algum lugar afastado das famílias envolvidas. Durante esse período todo ele oferecia a ela uma bebida adocicada com mel extremamente afrodisíaca, de maneira que ela caísse em seus braços. Foi desse costume que nasceu a Lua de Mel.
• Nossas antepassadas usavam buquês de noivas com vários tipos de flores e também de ervas. Os mais populares eram o de alho (que afugentava os maus espíritos), os de violeta ( que representava a modéstia), os de hera (representava a fidelidade ao amado), as rosas vermelhas (a paixão) e o lírio representando a pureza. Para o casal que queria alegria e muitos filhos eram usados os buquês de flores de laranjeira.
• Os padrinhos antigamente eram mais guarda costas do o melhor amigo. Claro que se convidava um bom amigo, mas geralmente ele deveria ser um guerreiro para ajudar a proteger a noiva de possíveis sequestradores (que era muito comum antigamente, raptar a noiva antes do casamento).
• A tradição da noiva sempre ficar do lado esquerdo do noivo era para que este pudesse estar com o braço direito livre para sacar sua espada em algum sinal de perigo.
• As flores hoje colocadas em todo o caminho percorrido da noiva até o noivo era um costume romano, já que eles acreditavam que as pétalas de flores fariam com que a união fosse de muita sorte e de muito carinho de um com o outro.
• Na antiga Grécia a noiva usava um véu para protegê-la do mal olhado e também de seus admiradores. A tradição perdura até hoje.


Caso queira mais informações sobre o ritual de Beltane ligue para: 11 3624 5433 ou 8233 6582

Luciana Farias

Nenhum comentário: