terça-feira, setembro 15, 2009

Altar mágico - parte 2



Altar Mágico (parte 2)

Como montar um altar?

Entendemos como e porque fazemos um altar mágico, mas o que colocamos nele para representar os Deuses?
Queremos trazer para nosso tato e visão o que os Deuses representam para nós, como não conseguimos ver ou pegar o AMOR, nós temos que representa-los pelo que conhecemos do Universo.
Então, imaginemos que nosso altar é um pedacinho desse universo: e dentro dele vamos representar todos os elementos que são na verdade Nosso Deus e nossa Deusa: A terra, O ar, O fogo e a água.
*Para cada elemento existe uma direção:
Norte = terra
Leste = Ar
Sul= Fogo
Oeste= Agua

Podemos começar nosso altar achando a direção Leste, apenas olhando para o Céu e vendo onde o Sol nasce, ou para o Oeste, onde o sol se põem. A noite, estando no hemisfério sul ,encontrar o cruzeiro do sul, lá é a direção sul. Podemos achar o Norte com uma bússola, ou se vc realmente não tiver como saber onde estão as direções (difícil hj em dia mas vamos dar um desconto ,pois vivemos num mundo cheio de poluição e cheio de arranha- céus) podemos determinar onde será nosso norte traçar um pentagrama imaginário e a partir dele seguir a correspondência para cada elemento (ver desenho).A partir daí, já sabemos onde colocar nossos elementos: Terra, ar, fogo e água. A maioria das pessoas o colocam na direção norte, no elemento terra mas alguns preferem voltá-lo para o leste, já que é onde o sol nasce e representaria coisas novas. Eu pessoalmente prefiro a Terra considerando-se que os rituais se iniciam aí, ou seja, no material, que é onde nós estamos; daí passamos, no decorrer do ritual, para o leste (ar), sul (fogo), oeste(água) e por fim voltamos para a terra fechando o ciclo. Costumo associar também desta forma: se o altar é a “materialização”, ou seja, trazer para o plano físico as energias sutis com que trabalhamos, crenças etc, nada mais lógico do que plantá-lo no elemento correspondente: terra. Podendo ser feito no chão em cima de um pano, pedra plana, ou móvel, dispomos os objetos conforme sua correspondência:

Terra: cor marrom, pedras, plantas, a própria terra

Ar : cor amarela, incenso, penas de pássaros.

Fogo: cor vermelha, vela, lamparinas

Água: cor azul, conchas, taças, cálices.

Agora que sabemos as direções, os elementos correspondentes para cada direção e os objetos correspondentes para cada elemento ficou mais fácil.
É só seguir a intuição e NUNCA deixar de lado um elemento mais forte do que qualquer outro: O AMOR, afinal é a sua dedicação aos Deuses que faz com que vc monte um altar mágico.

*Sendo pessoal a egrégora que vc quer seguir, poderá achar as direções em outra ordem. Na bruxaria Natural alguns seguem a egrégora do Sul, colocando a direção sul para a Terra e direção norte para o Fogo, pois mudam de hemisfério norte para o sul.

Nenhum comentário: