segunda-feira, setembro 21, 2009

Mabon

Mabon
Equinócio de Outono
21 de Setembro - Hemisfério Norte / 21 de Março Hemisfério Sul



Mabon data a chegada do Outono, onde o dia e noite possuem mesma duração (12 horas, assim como no equinócio de primavera). Os dias de escuridão estão cada vez mais próximos com a chegada do frio. Dá-se então a segunda colheita (que teve início no Sabbath anterior – Lugh ou Lammas), armazenando os últimos grãos necessários para enfrentar o inverno. É uma época de recolhimento e introspecção, já que estamos começando nossa preparação para Samhain que é o ápice do ciclo onde o Deus, que já se encontra em profundo declínio, irá partir para a Terra do Verão. Data esta que marca o fim com a chegada da morte que não é um fim definitivo, mas uma promessa de esperança no renascimento com a criança prometida, que virá através da semente que foi plantada no útero da Deusa; assim como a certeza que possuímos de que após o inverno a terra aos poucos começará a florescer e germinar novamente. Honramos então o Deus como semente para o futuro e a Deusa em seu aspecto de transição de mãe para ansiã, pois precisa se deparar tristemente com a partida do deus e isto a enche de sabedoria.
Como sendo uma preparação para Samhain, devemos começar a nos desprender de tudo o que não precisaremos mais para o futuro próximo, no sentido mental e físico, literalmente nos desfazendo de objetos e utensílios da qual sabemos que não precisaremos mais. Época de meditação e agradecimento por toda a energia dispensada pelo Deus para a prosperidade, por tudo o que conquistamos e usufruímos durante o período fértil. Período de limpezas físicas e emocionais, arrumações em nossos lares e mentes, companhias, projetos que não vingaram, inseguranças e medos, pois em todo o fim há um recomeço. Devemos nos voltar também para aqueles que vieram antes de nós, nossos antepassados, com conotações de reverência e agradecimento, pois tudo o que vai deixa sua marca e deixa ensinamentos.

Para o Ritual:

Para a celebração dessa transição usamos para enfeitar nossos altares sementes, grãos, folhas secas, milho, galhos, além de montarmos uma mesa bem farta com frutas e alimentos provindos destes grãos como milho e trigo ex: pães e bolos. Além disso, para representar toda esta abundância o elemento mais tradicional é a Cornucópia; uma sexta em forma de cone que é um elemento fálico em si representando o Deus e seu interior, recheado de frutinhas ou elementos vindos da terra, representam a fartura e abundância vidos dele. È o corno da fartura.
As cores da ocasião são as cores do outono: marrom, vinho, bege e verde. Vermelho e laranja, mesmo sendo cores mais quentes, podem estar presentes em correspondência com as frutas que obtemos de nossa colheita e que também fazem parte de nosso altar.

Postado por: Freya

Um comentário:

Luciana disse...

Abençoada seja!
adorei!!!