terça-feira, outubro 13, 2009

Especial - halloween

Honrando os antepassados

Hoje no ocidente não existe um reverenciamento aos antepassados, assim como é feito em grande parte do oriente. Temos o costume de visitar túmulos no dia 2 de novembro, dia de finados, coincidentemente (ou não) junto com as comemorações de Sahaim que tem inicio na noite do dia
31 de outubro (dois dias antes). Neste dia, uma tênue linha nos separa do plano espiritual, sendo então um dia mágico, onde conseguimos ser mais intuitivos e criativos e onde temos a oportunidade de honrar nossos antepassados, agradecer pelos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos por intermédio de trocas, conversas, explicações, o amor incondicional de um pai ou uma mãe que já se foi...Temos tanto a agradecer e às vezes até pedir perdão por alguns atos que cometemos no passado, que podem ter magoado pessoas tão importantes e que não estão mais aqui para que possamos nos redimir, dar um abraço apertado, pedir perdão e dizer que os amamos no mais fundo de nossos corações.
É por conta dessas coisas que no dia 31 de outubro celebramos e honramos nossos antepassados, os convidamos para se banquetear conosco (claro que no sentido figurativo) e também fazemos com que àquelas almas perdidas encontrem a luz, vão para o caminho do bem e que entendam que é apenas uma fase, no útero escuro e acolhedor da Grande Mãe para que se retorne à vida.
A seguir um ritual simples para se fazer em honra aos antepassados e também para se livrar de males que você não queira para o próximo ano.
O que você vai precisar:

- maçãs
- romãs
- flores de sua preferência.
- o desenho da roda do ano
- um caldeirão pequeno (ou uma pequena panela de barro, nunca usada antes).
- uma faca (de preferência virgem e de cabo branco, mas isso é opcional).
- uma vela dourada (para simbolizar o Deus)
- uma vela prata (para simbolizar a Deusa)
- um lápis
- um papel sem linhas.

Monte o seu altar da maneira como seu coração mandar, de maneira que as velas fiquem lado a lado e no centro. Não esqueça do pequeno caldeirão ou da panelinha de barro! Cuide para que nesse momento você não seja interrompida(o)! Desligue o celular, tire o telefone do ganho, e avise ao porteiro (se morar em apartamento) que não quer ser incomodada (o).
Centre-se e vá pensando nos amigos, parentes e todos os entes queridos que já não estão mais entre nós. Não sinta tristeza, eles terminaram apenas um ciclo para iniciar outro. Lembre-se que a alma jamais morre, e que o plano físico é só uma passagem, assim como a morte também é. Escreva num pedaço de papel vários aspectos de sua vida do qual deseja se livrar, um sentimento negativo, um mau hábito, doenças, enfim coisas que não deseja mais para sua vida. Xeroque a página ao lado e coloque também no seu altar. Invoque a Deusa e o Deus da sua maneira, com palavras que venham do seu coração. Erga uma das romãs e perfure sua casca. Remova diversas sementes e coloque-as no desenho da roda. Olhe para seu altar e diga: “Nesta noite transformadora de Halloween assinalo sua passagem, rei Sol através do poente rumo ao outro mundo levando consigo todos aqueles que daqui já partiram. Grande e Sábia Deusa, mãe eterna, grandiosas e sábia, mostre-me a tua luz intensa nos meus momentos de escuridão”.
Prove as sementes de outra romã e sinta plenamente seu sabor refrescante e agridoce que invade toda a sua boca. Olhe para o desenho da roda do ano e veja nela o infinito e perfeição da vida e da morte. Com muito cuidado (bastante cuidado mesmo, hein!) acenda seu caldeirão (que deve estar no chão agora, para evitar acidentes) e observe suas chamas, com o papel ainda em sua mão. Diga: “Mãe Lua, Deusa da noite e das estrelas, este é o fogo que irá transformar tudo aquilo que vem me atormentando e bloqueando minha vida. Que essas energias transmutem. Que das trevas se faça luz! Que o mal em bem se transforme! Da morte o renascimento!” Jogue então o papel nas chamas do caldeirão e visualize todos os seus problemas sendo queimados, transmutados, transformados! Diga: “Que o fogo sagrado queime todos os meus problemas!” Mais uma vez diga: “Que a paz, a luz e a sabedoria esteja com meus antepassados. Obrigada (o) por todos ensinamentos e por todo amor, Que o Deus esteja sempre ao lado deles os guiando nessa viagem fantástica e indescritível! Vão em paz!”. Coma algumas frutas do altar e oferte o restante aos seus antepassados. Ao fim do ritual deixe-os ao pé de alguma árvore.

Que a Deusa transforme seu Caminho em Sagrado, hoje e sempre!

Nenhum comentário: