terça-feira, abril 27, 2010

Beltane


Beltane

01 de maio no hemisfério Norte - 31 de Outubro no hemisfério Sul







Beltane, Beltain ou Bealtaine é mais um festival solar (antigo festival druida do fogo) e na verdade um dos mais importantes. Também conhecido como Dia 1º de Maio, Dia da Cruz, Rudemas e Walpurgisnacht é um dos quatro grandes Sabbaths ou Sabbaths principais.



A palavra Beltane vem de "Bel" (senhor da vida, da morte e do mundo dos espíritos) + "Time" e uma palavra céltica que significa "fogo”, ou seja, "Fogo de Bel". Em gaélico irlandês Bealtaine ou do gaélico escocês Bealtuinn, ambos originários do antigo irlandês Beletene, seria: "fogo luminoso". É também o nome do mês de Maio em irlandês.




Acontece no momento em que a primavera alcança seu pico e traz o aconchegante calor do sol que se faz cada vez mais intenso. O solo está extremamente fértil e com a energia solar ele germina¹ abundantemente.

Por toda a parte respira-se o amor e a doçura da primavera. A beleza das flores pelos bosques e os animais que se aninham brincando e totalmente entregues uns aos outros exultando em sensibilidade, retrata bem a necessidade e alegrias da união sagrada realizada no período.




União sagrada porque é época de celebrar a vida em si, a criação, e toda a agitação que pode ser sentida no planeta é um reflexo desse princípio: a verdadeira união divina.

É neste período que Deus e Deusa unem-se e assim expressam o mistério da existência: o equilíbrio. Nada existe sem que haja seu contraposto, e é sob essa Lei que o próprio universo é regido. Portanto Deus e Deusa são as energias opostas que se atraem e se completam estabelecendo o a base da criação: o princípio feminino e o princípio masculino, a essência de todas as coisas, a fagulha de vida que se espalha em tudo o que foi é e será; eles são o TODO.

E nesse momento, os dois se apresentam no auge de sua juventude e vitalidade. E após um período de conquista onde eles começam a se olhar já em Ostara, estão cada vez mais apaixonados até que, finalmente, o desejo culmina na entrega. Ele caminhando para a fase adulta em período de transição e ela em extrema feminilidade embora ainda virgem, denotam a essência de Beltane: o casamento dos Deuses.

Um rito focado na fertilidade em si, com uma profunda simbologia pa
ra aqueles que souberem compreender. Claro, considerando-se que na antiguidade a palavra "fertilidade" está associada principalmente ao desejo de produzir mais nas fazendas e campos e que estes povos viviam muito mais próximos da natureza e em constante interação com a mesma (não possuindo as facilidades que temos hoje), podemos entender o porquê deste rito ser para eles tão importante e um dos mais alegres.

Ora, imaginem a felicidade que era para estas sociedades a despedida do inverno depois de um longo período de dificuldades e o aconchego do calor do sol trazendo com ele a abundância das belezas naturais, de alimentos começando a nascer e tudo o mais. Toda esta energia de renovação e vibração positiva que acaba afetando a todos os seres acaba criando uma atmosfera de excitação e entusiasmo, fazendo também com que amor e a paixão se espalhem e afetem a todos.




A própria abundancia de alimentos que começa a se mostrar e maior favorecimento para a criação de filhotes com o afastamento do inverno, também propicia a reprodução entre os animais e assim a própria natureza encontra seu meio de dar continuidade ao ciclo da vida. Isto tudo, é claro, em um primeiro momento, falando de forma mais genérica e simplista, pois o verdadeiro entendimento do rito se estende a muito mais do que isto.





Conectando-se então a energia dos deuses em sua fase jovial, passamos por este período nos sentindo também mais jovens, e aqueles mais sábios e vividos são capazes de voltar-se para dentro de si mesmos e unir os dois pólos que estão lá (masculino e feminino). Assim atinge-se uma conexão interior e um grande avanço no caminho do auto conhecimento e da espiritualidade, contemplando uma visão mais ampla do próprio universo e da existência em si, pois o que está em cima é como o que está embaixo (macrocosmo e microcosmo).

Costumes da Celebração:

Fogueira de Beltane:

A fogueira acesa neste ritual está associada ao sol e teria como finalidade iluminar o caminho para a chegada do verão² e para que este fosse abundante. Era um costume antigo pular a fogueira banindo energias negativas e pedindo bênçãos aos deuses da fertilidade, inclusive garantindo bons partos. As chamas nas casas eram apagadas e acendia-se a fogueira (dizem que esta era feita de nove árvores: freixo, betuila, teixo, aveleira, sorveira, salgueiro, pinheiro, espinheiro e carvalho) e ao término do ritual cada família levava um pouco das brasas para reascender em suas casas trazendo as bênçãos para o lar.



Mastro de Beltane:

Também conhecido como Maypole ou Mastro de Maio (origem hemisfério Norte - onde comemora-se Beltane em 1º de Ma
io) é um dos símbolos mais populares de Beltane. Trata-se de um símbolo fálico que representa a união entre Deus e Deusa (mãe terra). Geralmente feito de alguma árvore forte e alta (normalmente o Vidoeiro ou Freixo), decorado com flores e fitas coloridas deve ser fincando de preferência em locais abertos para que várias pessoas possam participar (nada impede que você o realize solitariamente em seu lar). Costuma-se então cantar e dançar com alegria a sua volta, e cada pessoa deve segurar uma das fitas e entrelaçá-la rodando ao redor do mastro, até que no final, ele esteja trançado pelas fitas.



No decorrer da música e enquanto passamos por este processo, devemos mentalizar que estamos tecendo nosso destino projetando desejos e visualizando resultados pois, como representação da fertilidade do Deus, este símbolo poderoso ajudará a estender este aspecto também a nossos desejos, planos e projetos.
Após isto feito, o mastro deve ser queimado junto à fogueira de Beltane e o ritual prossegue com dança, música, jogos e a ceia.


Pacote de Beltane:


Fazer um “pacote” com nove galhos com uma fita e decorá-lo com flores, folhas, símbolo mágicos etc, e quaimá-lo na fogueira de Beltane ou no caldeirão oferencendo-os aos Deuses e aos espíritos da natureza.
Estes galhos devem ser colhidos no decorrer do ano em locais que são importantes para você de alguma forma ou que foram encontrados de forma curiosa para serem “empacotados” no dia de Beltane. Mas nada impede que se colha todos os nove gravetos no referido dia (devem ser encontrados já soltos, nada de arrancá-los).






Guirlandas de Beltane:

Desde a antiga Europa o melhor dançarino era homenageado com uma coroa feita de folhas e a virgem mais bonita com uma coroa de flores representando assim o Deus e celebrando a Deusa. Guirlandas utilizadas no ritual de Beltane podem depois ser penduradas em casa ou deixadas na natureza. Tais guirlandas podem representar também Deusa e Deus no altar para a ocasião.

¹Germinação é o nome empregado em biologia ao processo INICIAL do crescimento de uma planta a partir de algo em estado de vida latente (semente ou esporo). O termo também emprega-se a animais protistas e bacterianos.

CONTINUA... ...e que os deuses derramem suas bençãos neste dia tão especial. que assim seja e assim se faça... Postado por Freya.

Nenhum comentário: