quinta-feira, janeiro 06, 2011

Dia de Befana

          
           Quem acha que natal acaba no dia 25 para o dia  26 está enganadíssimo! Até o dia de Reis a gente ainda continua com as árvores montadas e só nesse dia a gente começa a tirar a decoração de casa e encaixotar tudo para o próximo ano! Hoje, dia de Reis é comemorado o dia de Befana uma bruxa distribuidora de dons. No dia anterior a epifania( hoje) ela visita a scasas enchendo a meia deixada pela criançada. Se a criança foi boa durante todo o ano ela ganha chocolates, balas e todo tipo de guloseima. SE ela não se comportou durante o ano ela vai ganhar um montão de carvão. 
           Befana é uma velha que voa em uma vassoura e está sempre sorrindo com um saco de doces e brinquedos que ela distribui para as crianças obedientes e também um bocado de carvão para as malcriadas. Diz a lenda que quando os Reis Magos iam para Belém para levar seus presentes para Jesus recém nascido eles se perderam pelo caminho e pediram informações a uma velhinha, mas ela se recusou a sair de casa para ajudá-los. Depois ela se arrependeu e preparou um cesto de doces e saiu de casa para procurá-los, mas sem sucesso. E em cada casa que passava deixava doces para as crianças que encontrava, na esperança que uma daquelas crianças fosse o menino Jesus, desde essa data ela perambula pelas ruas presenteando as crianças nos dia de Reis para quem sabe assim conseguir o perdão deles pela recusa da ajuda.
         Há indícios também de uma origem anterior ao cristianismo que relaciona a Befana a uma festa pagã romana realizada no início do ano em honra ao deus Jano e a Strenia (de onde deriva o termo "strenna", ou presentes de Natal e de Ano Novo), durante a qual trocavam-se presentes.


Nenhum comentário: